Machucados, bolhas e até simples cortes ou rachaduras podem evoluir para uma ferida que não cicatriza quando não são tratados e higienizados corretamente. A primeira coisa a fazer ao sofrer qualquer lesão na pele é lavar bem com água limpa e sabão, para evitar infecções. Lembrando que não é bom deixar o ferimento exposto. O ideal é higienizar e fazer um curativo. Quando fica exposta, a ferida está vulnerável e suscetível a bactérias que podem causar infecções, com risco de proliferação de larvas, caso alguma mosca bote seus ovos ali.
O produto a ser usado deve ser indicado por um profissional com conhecimento e experiência. Ao trocar o curativo, o recomendado é sempre limpar bem a ferida e remover totalmente o medicamento antes de aplicá-lo novamente. Muitas vezes, as pessoas não tiram o excesso de pomada do curativo anterior, que forma uma “crosta” podendo inibir a ação do medicamento. Caso qualquer machucado não melhore com os cuidados iniciais, é importante procurar um médico o mais rápido possível, para indicar o tratamento adequado. Em alguns casos, outras medidas precisam ser providenciadas, como: o uso de antibióticos, a oxigenoterapia hiperbárica, a limpeza cirúrgica, diferentes medicamentos ou outros tratamentos mais invasivos.
Com clínicas localizadas na região sul, somos o maior grupo especializado em Medicina Hiperbárica do Brasil. Sempre buscando a excelência e segurança no atendimento, nossas clínicas estão equipadas com câmaras hiperbáricas de última geração e contam com profissionais qualificados e focados no acolhimento do paciente.