Compartilhe este conteúdo:

Navegação

Trauma e a Medicina Hiperbárica como Tratamento Adjuvante

O trauma é uma lesão provocada por ação violenta, de natureza física ou química, externa ao organismo. O termo “traumatismo” refere-se às consequências do trauma para o funcionamento do corpo humano. Sempre que há lesão aguda nos tecidos corporais existe sofrimento local e risco de morte celular, com consequente necrose (morte) de maior ou menor proporção para o membro ou órgão acometido.

A Medicina Hiperbárica tem papel importante no tratamento em pacientes com traumatismos de diversas origens.

Tratamento do Trauma

O tratamento do trauma vem passando por grandes transformações, desde o atendimento inicial, o tratamento do evento, até recuperação dos tecidos acometidos. Novas tecnologias tem sido agregadas com o objetivo de reduzir o tempo de recuperação, modificar o curso de evolução das lesões, melhorar o resultado final e com isso, diminuir significativamente as sequelas e o tempo de convalescência.

Medicina Hiperbárica no Tratamento do Trauma

Estudos (trials) com lesões por esmagamento relatam significativamente mais lesões cicatrizadas (RR 1,70; IC 95% 1,11-2,61), e significativamente menos necrose tecidual (RR 0,13, IC 95% 0,02 a 0,90), com a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) em comparação com grupo que simulou mas não recebeu o tratamento

Neste contexto, a Medicina Hiperbárica, através de protocolos internacionais, tem tido papel importante no tratamento e recuperação de lesões por esmagamento (acidentes de trânsito e  de trabalho), queimaduras (térmicas, elétricas ou químicas), perda de substância, enxertos ou retalhos cirúrgicos, complicações pós operatórias, entre outras lesões agudas.

Gostou do artigo mas ainda desconhece os benefícios da HIPERBÁRICA para saúde?

Então solicite nosso E-BOOK EXCLUSIVO sobre as aplicações da Medicina Hiperbárica para saúde.
Por Dr. Fabrício Rech

Cirurgião Geral e Médico Hiperbarista

CRM SC 20833 RQE 12004 CRM RS 23141 RQE 15095 | SBMH

plugins premium WordPress