No tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica, o paciente fica dentro de uma câmara pressurizada respirando oxigênio puro. Ao aumentar a quantidade de oxigênio transportada pelo sangue, o tratamento melhora a oxigenação de tecidos com pouca irrigação sanguínea e estimula a formação de novos vasos sanguíneos, revertendo os processos isquêmicos presentes em feridas, traumas e infecções, além de potencializar a ação de vários antibióticos.
O Instituto de Medicina Hiperbárica utiliza em todas as suas unidades de tratamento, equipamentos tipo multiplace (multipacientes), ou seja, que permitem a entrada de até 09 pacientes por sessão (sentados ou deitados), acompanhados de um técnico de enfermagem devidamente treinado, que exerce a função de guia interno. As unidades de Curitiba e Florianópolis dispõe de câmaras monoplace (monopaciente), que permite um tratamento individual.
Na maioria dos protocolos, a duração de uma sessão de Oxigenoterapia Hiperbárica varia de 90 minutos a 2 horas.
O ambiente interno da câmara é monitorado externamente de forma contínua, por um técnico de segurança e um médico, que em caso de necessidade podem entrar na câmara, sem que seja necessário interromper o tratamento.
Embora existam algumas poucas restrições absolutas, como por exemplo, pneumotórax não tratado, e alguma outras relativas, como enfisema pulmonar com retenção de CO2 ou febre alta, em nossos serviços, todos os pacientes são avaliados antes de iniciar o tratamento por médicos com experiência em Medicina Hiperbárica. A segurança do paciente e do tratamento está entre os objetivos dessa avaliação.
Com clínicas localizadas na região sul, somos o maior grupo especializado em Medicina Hiperbárica do Brasil. Sempre buscando a excelência e segurança no atendimento, nossas clínicas estão equipadas com câmaras hiperbáricas de última geração e contam com profissionais qualificados e focados no acolhimento do paciente.