O tratamento de feridas é um processo bastante complexo e, em muitos casos, ainda considerado um desafio para a equipe de saúde, pois vários fatores, como a ativação, produção e inibição de inúmeros componentes moleculares e celulares estão envolvidos na reparação tecidual.
Dada a complexidade desta tarefa, existem hoje, no mercado, e disponíveis em alguns centros de tratamento de feridas, alguns curativos ou coberturas que promovem celeridade à recuperação do paciente, agindo como uma barreira contra micro-organismos e desenvolvendo outras funções que beneficiam o tratamento. Hoje, vamos conhecer um desses curativos: a terapia a vácuo (terapia por pressão negativa).
Procure seu médico ou clínica de confiança caso necessite do procedimento. Em nossas unidades, dispomos de um serviço altamente seguro, feito por profissionais competentes e com os melhores produtos disponíveis no mercado. Entre em contato conosco para mais informações.
Dr. Juliano Arenzon
A terapia a vácuo é uma tecnologia não invasiva, indicada ao tratamento de feridas, que favorece a cicatrização. A técnica é realizada por curativos de Terapia por Pressão Negativa (TPN), que utiliza uma espuma de poliuretano, ajustada ao tamanho e profundidade de lesão, e a cobre com um filme transparente permeável ao vapor e com aderência sobre a esponja, gerando uma vedação.
Conectado a um tubo aspirador que o liga a um aparelho eletrônico (bomba portátil), é aplicada sobre esse sistema uma pressão uma pressão subatmosférica entre 5 e 125 mmHg, igualmente distribuída sobre toda a ferida, o que vai beneficiar na junção das bordas da lesão, na redução do edema, na circulação local e, consequentemente, na cicatrização mais rápida da ferida, já que todos os fluídos que contribuíam para o crescimento de micro-organismos são aspirados, removidos.
Como toda intervenção médica, a escolha para a melhor intervenção ao paciente vem sempre do especialista. Em casos de ferida, enfermeiros também estão aptos na melhor escolha de tratamento, e o uso ou não da terapia a vácuo vai depender sempre da avaliação da ferida, gravidade da lesão, origem e local acometido. Mas, alguns casos específicos são geralmente indicados ao uso desta tecnologia:
Em meio ao arsenal terapêutico disponível no atual contexto social, a terapia a vácuo tem sido considerada como uma das melhores formas de tratamento de feridas, reduzindo as trocas de curativos, custos com matérias desnecessários e diminuindo a dor. Mas é claro que além desta terapêutica, outras intervenções, como o uso de medicamentos, deve continuar fazendo parte da rotina de cuidados. E, atenção! Esta técnica deve ser feita somente por um profissional, já que seu mau manejo pode trazer complicações ainda maiores.
Médico Ultrassonografista e Hiperbarista
CRM RS 21012 RQE 25679
Com clínicas localizadas na região sul, somos o maior grupo especializado em Medicina Hiperbárica do Brasil. Sempre buscando a excelência e segurança no atendimento, nossas clínicas estão equipadas com câmaras hiperbáricas de última geração e contam com profissionais qualificados e focados no acolhimento do paciente.