Compartilhe este conteúdo:

Navegação

Osteomielite e a Medicina Hiperbárica no seu Tratamento

Osteomielite consiste em inflamação e destruição óssea causada por germes, principalmente bactérias. Isto ocorre devido ao contato direto com outro tecido infectado; por micro-organismo vindo da corrente sanguínea; ou por ferimento aberto. Pode afetar a circulação sanguínea local levando a isquemia óssea.

O tempo de evolução da doença irá caracterizar se é uma infecção aguda ou crônica. Quanto maior o tempo da doença, mais difícil é a abordagem terapêutica.

A osteomielite é uma doença que ocasiona grande impacto na qualidade de vida do paciente e seu tratamento apresenta desafios que a tornam uma doença com reputação de difícil cura.

Tratamento da Osteomielite

O tratamento apresenta desafios que a tornam uma doença com a reputação de ser “difícil de curar” ocasionando grande impacto na qualidade de vida do paciente. O tratamento consiste no uso de antibióticos, cirurgia (quando indicada pelo Ortopedista) e, em muitas vezes, sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica.

Como a osteomielite está associada a fluxo sanguíneo intraósseo reduzido, que causa diminuição da tensão do oxigênio e, consequentemente, limitação da atividade de neutrófilos e macrófagos, a Medicina Hiperbárica tem sua indicação, o que pode levar a remissão de 85% dos casos de osteomielite crônica refratária aos tratamentos habituais*. A Oxigenoterapia Hiperbárica consiste na inalação de oxigênio puro no interior de uma Câmara Hiperbárica, o que auxilia no combate da infecção, estimula a proliferação de novas células, diminuindo o tempo de cicatrização e reduzindo o risco de amputações.

*Goldman RJ. Hyperbaric oxygen therapy for wound healing and limb salvage: a systematic review. PM R 2009;1: 471–89

Gostou do artigo mas ainda desconhece os benefícios da HIPERBÁRICA para saúde?
Então solicite nosso E-BOOK EXCLUSIVO sobre as aplicações da Medicina Hiperbárica para saúde.
Por Dr. Diogo Peixoto

Nefrologista e Médico Hiperbarista

CRM PR 23042 RQE 20814